29/04/2024 - RIO DE JANEIRO – O Conselheiro Renato Martins Costa, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), participou na sexta-feira (26/4), de reunião do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), no Palácio da Cidade, região de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Na reunião, com a presença do Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Bruno Dantas, o atual Presidente do CNPTC e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, aproveitou a oportunidade de reunir os TCs do Brasil para apresentar os resultados do 'Programa Ciência e Gestão pela Educação' (PCGE).

O programa é fruto de um Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, e a Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

A apresentação foi feita pelo Conselheiro do TCMRJ, Felipe Puccioni. O evento ainda contou com a presença do Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e teve por finalidade divulgar a metodologia desenvolvida por esse experimento científico, recentemente concluído, que pode representar avanços na educação.

Segundo os dados divulgados, o programa levou a um aumento de aprendizado de cerca de 60% em português e matemática, sem aumento de custos. Além disso, o conteúdo aprendido pelos alunos nessas matérias em dois anos, nas escolas selecionadas para o projeto, foi o equivalente ao que seria aprendido, em média, em três anos e três meses.

Com isso, o CNPTC crê que haja a possibilidade de disponibilizar a todo o Sistema de Contas do Brasil a adesão ao PCGE, com treinamento disponibilizado pelo TCMRJ para implantação do programa junto a seus jurisdicionados.