ciclo-araraquara.jpg

21/03/16 – SÃO PAULO – Prefeitos, presidentes de câmaras e demais ordenadores de despesas de 63 (sessenta e três) municípios da Região Central participaram do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em dois encontros na quinta-feira (17), em Araraquara e Araras.

Os eventos fazem parte de uma ação pedagógica do Tribunal, que tem o objetivo de alertar os gestores sobre os cuidados necessários neste último ano de mandato para que os gastos públicos não configurem abuso de poder econômico e político.

Em Araraquara, cerca de 400 (quatrocentas) pessoas estiveram no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, às 10h00, para ouvir as orientações da equipe técnica do TCESP. O evento reuniu 27 (vinte e sete) prefeitos e 22 (vinte e dois) presidentes de câmaras municipais e foi aberto pelo Presidente da Corte de Contas, Dimas Eduardo Ramalho.

Ao discursar, o Presidente relembrou um encontro pedagógico entre TCESP e gestores da região de Araraquara que ajudou a organizar em 1996, quando exercia mandato de Deputado Estadual. “Nunca imaginei que, exatamente 20 anos depois, voltaria aqui com o mesmo objetivo, agora na condição de Presidente do Tribunal de Contas”, afirmou.

O Prefeito de Araraquara, Marcelo Fortes Barbieri, elogiou o TCESP por realizar o Ciclo de Debates com antecedência em 2016, o que permite aos gestores municipais tomarem medidas antes de entrarem em vigor as vedações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei Eleitoral.

Já o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa, disse estar bastante preocupado com o retrocesso econômico no país, que afeta diretamente a arrecadação dos municípios. “É preciso disciplina”, alertou.

Na mesa presidida pelo Conselheiro Dimas estiveram presentes o Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi; o Prefeito Municipal de Araraquara, Marcelo Fortes Barbieri; o Presidente da Câmara de Araraquara, Elias Chediek;o Promotor de Justiça, Álvaro André Cruz Júnior;o Vice-Prefeito Municipal de Araraquara, Coca Ferraz; o Presidente da ACIA Associação Comercial e Industrial de Araraquara, Renato Hadad; o Diretor de Departamento de Supervisão da Fiscalização I do TCE, Antônio Bento de Melo; Diretor de Departamento de Supervisão da Fiscalização II do TCE, Alexandre Teixeira Carsola, o Diretor da Diretoria de Contas do Governador, Abílio Licinio dos Santos Silva; o Diretor Técnico da UR de Araraquara, Marcelo Zaccaro e a Coronel da Polícia Militar, Ziul Martins Rodrigues.

À 14h00, em Araras, o evento realizado no Centro Cultural, também reuniu aproximadamente 400 (quatrocentas) pessoas, que acompanharam as exposições técnicas no auditório e em uma sala contígua com transmissão simultânea em telão.

Depois de abrir o evento, que contou com a presença de 14 (catorze) prefeitos e oito presidentes de câmaras, o Presidente do TCESP assistiu às exposições técnicas e ajudou a responder perguntas de prefeitos e vereadores ao final.

Por Parte do TCE compusera, a mesa o Procurador Geral do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern Demarchi Costa, o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi e o Diretor TCE, Paulo César Silva Alvarenga.

Estiveram presentes também o Prefeito do Município de Araras, Nelson Dimas Brambilla; o Juiz da 2a Vara Cível da Comarca de Ararasi, Thomaz Corrêa Farqui; o Presidente da OAB – Araras, Ayrton Zambon; o Vice-Reitor da UNAR Centro Universitário de Araras, José Marta Filho; Coronel do CPI.09 Piracicaba, Humberto Gouvêa Figueiredo; o Auditor, Josué Romero; o Delegado Seccional de Policia de Rio Claro, Aroldo Cezário Diniz;o Diretor da DCG, Abí1io Licinio dos Santos Silva; o Diretor do DSF-I, Antonio Bento de Melo e o Diretor do DSF-II, Alexandre Teixeira Carsola.

Em seu discurso, o Prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla, ressaltou a excepcionalidade do momento econômico que o país enfrenta e disse que sempre foi muito bem recebido pelo TCESP ao buscar diálogo e orientações.

Veja as fotos na íntegra:

Araras - http://migre.me/tjX1F

Araraquara - http://migre.me/tjUzS