Com a presença dos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – governador Geraldo Alckmin, deputado Barros Munhoz e desembargador José Roberto Bedran – bem como de outras altas autoridades do Estado, inclusive os seus sete conselheiros, o Tribunal de Contas paulista deu posse solene nesta segunda-feira (17/10) aos seus novos auditores - Samy Wurman, Cristiana de Castro Moraes , Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, Antonio Carlos dos Santos, Josué Romero e Sílvia Cristina Monteiro Moraes.

Eles foram nomeados pelo governador em 30 de abril, com fundamento no artigo 2º da Lei Complementar 979/05, e já estavam no exercício do cargo, que prevê aos seus ocupantes atribuições como as de substituir os conselheiros nas suas ausências legais e presidir a instrução dos processos. Segundo o presidente da Corte, conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga, a posse solene conclui uma etapa de extrema importância para o aprimoramento constitucional do TCESP.

O governador Geraldo Alckmin, em seu discurso, desenvolveu uma breve história do Tribunal de Contas estadual, alinhando-a à luta democrática dos paulistas simbolizada pelo Movimento Constitucionalista de 1932 e destacou, também referindo-se à posse dos auditores, suas características atuais de agente da modernização administrativa. Lembrou até a missão pedagógica que o TCESP realiza especialmente no Interior.

O auditor Samy Wurman falou em nome dos auditores, descrevendo a relevância do cargo criado pela Lei Complementar estadual 979 de dezembro de 2005, com base na Constituição Federal. Relatou e agradeceu o apoio que ele e seus colegas de Quadro vêm recebendo dos conselheiros nestes primeiros meses de trabalho e pediu licença para agradecer aquele momento a seus pais, que tanto contribuíram para tal.

O decano dos conselheiros, Antônio Roque Citadini, deu as boas vindas, em nome do Tribunal, à nova categoria de servidores que, como disse, vai oxigenar as atividades da Instituição, lembrando que a oxigenação é uma necessidade da vida.

Em nome da Procuradoria da Fazenda Estadual, o procurador chefe, Luiz Menezes Neto, também saudou o novo quadro de servidores, qualificando-os como reforço para a judicatura de Contas paulista.

Além do governador e dos presidentes da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, compuseram a mesa solene o ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho, o desembargador federal Roberto Haddad, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o professor dr. João Grandino Rodas, magnífico reitor da USP e membro da Banca Examinadora do concurso de Auditor, dr. Davi Eduardo Depiné Filho, 1º Subdefensor Público Geral do Estado no exercício da Defensoria Pública, coronel PM Clóvis Santinon, juiz presidente do Tribunal de Justiça Militar, Dra. Eloísa de Souza Arruda, secretária de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, também representando os demais secretários de Estado, coronel PM Danilo Antão Fernandes, subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representando o comandante, coronel PM Álvaro Batista Camilo, conselheiro vice-presidente do TCMSP Maurício Faria, representando o conselheiro TCE-SC Salomão Ribas, presidente da Atricon , e dr. Marcos Benquerer Costa, presidente da Audicon, Associação Nacional dos Auditores, Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil, também representando o presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler.

Presentes ainda o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, o deputado federal Jonas Donizeti, o deputado estadual Itamar Borges, presidentes e superintendentes de autarquias e empresas de economia mista e outras autoridades.