webdoor-ciclo2017-saojose_0.png

27/05/2017 – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – Com a presença de mais de 600 (seiscentos) representantes de 48 (quarenta e oito) municípios das regiões de São José dos Campos e Guaratinguetá, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, na quinta-feira (25/5), o quinto encontro do 21º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

Durante o evento, que contou com a participação do Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, foram transmitidas orientações sobre Planejamento, Controle Interno, Transparência e Terceiro Setor. Os temas foram discutidos em palestras e exposições com técnicos e Diretores.

O Presidente e a comitiva do Tribunal foram recepcionados pelo Prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth e pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Juvenil de Almeida Silvério, que representaram as lideranças políticas de toda a região – dentre elas 22 (vinte e dois) Prefeitos e 26 (vinte e seis) Presidentes de Câmaras.

. Importância do TCE

O Prefeito Felício Ramuth, em sua saudação, destacou a importância da reunião e afirmou que o trabalho do Tribunal de Contas é fundamental para que o Executivo atue de forma adequada e responsável. “Com a ajuda do TCE, vamos poder prestar melhores serviços para toda a população”, declarou Ramuth.

O Presidente da Câmara, Juvenil de Almeida Silvério, também ressaltou a relevância do acompanhamento das contas feito pela Corte. “Para que possamos seguir o ritmo que o Brasil merece, os agentes públicos precisam administrar corretamente. E poder ouvir o Tribunal ajuda demais a esclarecer nossas dúvidas.”

. Planejamento

O Presidente Sidney Beraldo apresentou dados colhidos na região em vistorias do TCE, nos julgamentos de contas e nos resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Ao destacar as dificuldades enfrentadas pelos administradores, disse que é necessário que todos estejam atentos ao planejamento de suas gestões.

“Temos que pensar mais nessas questões, especialmente com essa crise fiscal”, declarou o Presidente do tribunal, conselheiro Sidney Beraldo. “Planejamento, por exemplo, é tudo. Os orçamentos precisam ser mais efetivos. Será que essa crise toda que vivemos não foi falta de planejamento?”, questionou.

Na avaliação do Presidente, novos métodos de fiscalização, focados principalmente em resultados, são essenciais. “Cada vez mais, temos que trabalhar pelo resultado e pela eficiência. Afinal, atender melhor às necessidades da população é o desejo de todos nós.”

Por parte do TCE, estiveram presentes o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciqueira Rossi, e os Diretores do Departamento de Supervisão da Fiscalização I e II, Antonio Bento de Melo e Alexandre Teixeira Carsola, respectivamente.

. Programação

As atividades em São José dos Campos fizeram parte do quinto organizado pelo TCE neste ano. Outras 6 (seis) reuniões estão marcadas até outubro. O próximo evento ocorrerá no dia 8 de junho, em Sorocaba, e reunirá representantes de 70 (setenta) municípios fiscalizados pelo Tribunal na região. O calendário completo, programação, relatório de atividades e galeria de fotos estão no Infosite do Ciclo de Debates ( www.tce.sp.gov.br/ciclo).

Clique para acessar a galeria de imagens

​Clique para acessar o infosite do Ciclo de Debates