Promover a transparência pública e incentivar a sociedade a denunciar e exercer seu direito. É com esses objetivos que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participa na próxima segunda-feira (10/12), das 8h30 às 19h30, no Salão dos Atos do Memorial da América Latina, do Seminário ‘Transparência e Controle da Corrupção - A Lei de Acesso à Informação’, promovido pelo Movimento do Ministério Público Democrático.
O encontro contará com palestrantes, painéis e debatedores durante todo o dia e é vinculado à campanha ‘Não Aceito Corrupção’ (www.naoaceitocorrupcao.com.br), que tem como ideia principal envolver a população e incentivar a denúncia sobre corrupção em todos os níveis da sociedade (confira a programação no link http://migre.me/cdzT3).
Dentre os participantes, representando o TCESP, estará o conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, que fará a primeira exposição do seminário, intitulada ‘Controle pelos Estados e Municípios’. Os debates serão mediados por Maria Regina Momesso (UNESP / Unifran) e terá como presidente da mesa o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto.
Segundo informou o Promotor de Justiça e Vice-Presidente do MPD, Roberto Livianu, um dos coordenadores da campanha e organizador do seminário, ‘é preciso mudar a cultura para que cada brasileiro possa se conscientizar e pensar um pouco nos efeitos nefastos da corrupção para o país, como problema sério, grave e importante’.
O seminário ‘Transparência e Controle da Corrupção - A Lei de Acesso à Informação’ tem entrada gratuita, contudo, as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pela internet no endereço (www.perfectaeventos.com.br/seminariotransparencia).
A campanha
O Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), fundado desde 1991, fez o lançamento da campanha "Não Aceito Corrupção" em 30 de maio deste ano. A ideia está suportada em diversas mídias e recebe apoio de órgãos de comunicação social e outros parceiros.