000_2.png

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, na quinta-feira (14/4), em Itapeva e Sorocaba, a nona rodada do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Gestores Municipais de 2016, com encontros. O evento reuniu Prefeitos, Presidentes de Câmaras e lideranças politicas regionais para esclarecer dúvidas e alertar sobre as restrições legais para os gastos públicos no último ano de mandato.

Em Itapeva, 220 pessoas – dentre elas 18 Prefeitos e 22 Presidentes de Casas Legislativas -, participaram dos debates realizados na Câmara Municipal, a partir das 10h00. O Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, afirmou em seu discurso de abertura que os encontros buscam estabelecer uma ‘parceria’ com os jurisdicionados, na qual o TCESP se dispõe a responder dúvidas daqueles que estão buscando fazer o certo.

“Não acreditem em quem aparece no gabinete oferecendo soluções mágicas, com um discurso sedutor, que promete recuperar todos os créditos e fazer dinheiro jorrar na prefeitura”, alertou o Presidente, que também ressaltou a importância da racionalização dos pequenos gastos, como combustíveis, pneus, telefone, entre outras.

Já o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern Demarchi Costa, sugeriu uma revisão nas práticas de gestão. “É preciso buscar a renegociação de contratos. Peçam aos pregoeiros que sejam mais duros”, afirmou.

Em Sorocaba, o evento foi realizado no Teatro Municipal Teotônio Vilela, às 14h00, e reuniu mais de 500 gestores e ordenadores de despesas municipais, incluindo 28 Prefeitos e 23 Presidentes de Câmaras.

Integraram a comitiva da Corte de Contas paulista nos eventos o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, o Diretor do Departamento da Supervisão da Fiscalização I, Antonio Bento de Melo, o Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola, e os Diretores das Unidades Regionais de Itapeva, Mauro Guimarães Coam, e de Sorocaba, José Marcio Ferreira.

O Ciclo do TCE terá sua última rodada na quinta (28/4), nas cidades de Adamantina e Presidente Prudente.