webdoor-setembro_amarelo_0.png

15/09/2016 - SÃO PAULO -  O prédio sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), localizado na capital, ficará iluminado de amarelo durante todo o mês de setembro. A ação é proveniente da adesão da Corte de Contas paulista à campanha ‘Setembro Amarelo’, que tem como objetivo alertar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio - um grave problema de saúde pública e um assunto que ainda é tratado como tabu pela sociedade.

Coordenada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) a campanha foi iniciada no Brasil no ano de 2014. Desde então a ação vem ganhando força no país. Em 2015, monumentos como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, foram iluminados de amarelo em apoio à campanha.

Além do prédio do TCE na capital, o Portal Institucional, Intranet e redes sociais do TCE adotarão o amarelo durante todo o mês.

Setembro foi escolhido para amplificar a campanha que busca alertar a população a respeito da realidade no Brasil e no mundo, com destaque para o dia 10, quando é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicí- dio. No período, órgãos e associa- ções de todo o mundo promovem palestras, mobilizações e outras ações, como a iluminação de pré- dios públicos e privados.

. Estatísticas

O suicídio é um problema que afeta todo o mundo e os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. O Brasil chegou a ocupar a oitava posição mundial no ranking de suicídio, em 2014, com registro de aproximadamente nove mil casos por ano ou uma morte a cada hora.

A OMS aponta que entre 2000 e 2012, houve aumento de 10,4% na quantidade de mortes no Brasil. A maior alta foi entre mulheres, fechando em 17,8%. Entre os homens, o aumento foi de 8,2% - sendo a terceira causa de morte entre os que possuem idade de 15 a 29 anos.

Os dados indicam o suicídio de 26 brasileiros por dia e o número de casos entre adolescentes e jovens aumentou 30% nos últimos 25 anos, sendo um crescimento maior do que o da média da população.