12/04/2024 - SÃO PAULO - A experiência de sucesso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com o uso da IA rende frutos, inclusive externos. Desde junho de 2023, os servidores desta Corte de Contas podem usar a Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA) para agilizar a análise de documentos.

Assim, a tecnologia, baseada na mesma plataforma do ChatGPT, passou a ser observada por outros Tribunais de Contas do Brasil, que buscam soluções para aprimorar rotinas de trabalho.

Neste ano, dois TCs lançaram suas ferramentas com inspiração, estudos e experiências baseadas no TCESP. Um deles é o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que disponibiliza aos seus servidores a ferramenta batizada 'ContaAI'.

Hugo Viana, Secretário Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação do TCE-RO, comemora o avanço significativo nesta área com o uso da IA. "É fruto do empenho e dedicação da equipe interna do TCE-RO, que contou com o apoio fundamental dos Tribunais de Contas da União e do Estado de São Paulo. Este projeto é um reflexo do compromisso do tribunal com a modernização e a busca por soluções inovadoras que aprimoram a gestão pública e a fiscalização".

O Secretário Estratégico lembra, ainda, que a colaboração entre as Cortes de Contas foi crucial para o desenvolvimento da ferramenta. "Isso permitiu à equipe absorver conhecimentos e aprender com as experiências prévias desses tribunais em desenvolver ferramentas similares. Essa interação proporcionou uma base sólida, evidenciando o valor do apoio mútuo e da troca de experiências entre os tribunais no avanço da inovação tecnológica no setor público".

O ContaAI proporciona maior eficiência e precisão nas tarefas, automação de processos, acesso rápido a informações relevantes e a capacidade de treinar a ferramenta para se adequar cada vez mais às necessidades específicas do Tribunal.

. IA na Bahia

Da mesma forma, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia anunciou a criação de sua plataforma de Inteligência Artificial, que irá auxiliar o corpo técnico e agilizar o trabalho de auditoria e fiscalização. A inspiração se deu, também, pela ANIA do Tribunal de Contas paulista.

A IA do TCM-BA foi batizada de 'Barbosa', em homenagem ao jurista baiano Rui Barbosa, patrono dos Tribunais de Contas. O Barbosa tem a capacidade de processar e analisar documentos e de oferecer respostas precisas e seguras a pesquisas em contextos específicos, seja sobre a legislação, jurisprudência, entre outros.

Fábio Xavier, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do TCESP, aponta que este intercâmbio contribui para uma gestão pública mais transparente, ágil e alinhada às necessidades da sociedade. "Não apenas enriquece nosso ecossistema, mas fortalece o papel essencial que os Tribunais de Contas desempenham na fiscalização do dinheiro público e na promoção da boa governança. Ficamos felizes em saber que a iniciativa deste TCESP tem rendido inspirações e frutos de tão grande valia".

Leia o artigo "Ania: A Revolução da Inteligência Artificial no TCESP"