10/04/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) implantará, no ano que comemora o seu centenário, projeto que prevê o uso da Inteligência Artificial (IA) para análise automatizada da jurisprudência do órgão.

A implantação da IA na análise da jurisprudência é fruto de projeto apresentado durante o 28º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS) – evento anual realizado entre os dias 12 e 14 de março -, que premiou propostas de projetos inovadores elaborados por servidores do órgão.

O objetivo do projeto é agilizar a pesquisa jurisprudencial do Tribunal de Contas para auxiliar os trabalhos dos servidores, aperfeiçoando o atual contrato de processamento em nuvem, para o uso de um ‘Data Lake’ que centralizará informações na forma de um repositório projetado para armazenar, processar e proteger grandes quantidades de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, com utilização da tecnologia USN (Unique Sequence Number).

"O projeto ‘Uso da Inteligência Artificial (IA) na análise automatizada da jurisprudência do TCESP’, vencedor na área temática de Planejamento, Fluxos e Comunicação, está inserido no âmbito do Objetivo 2 - Fortalecer a Transparência e o Controle Social", mais especificamente em sua Iniciativa Estratégica 8 - Ampliação da disponibilização da legislação interna, comunicados e jurisprudência da Instituição em seu website. Tendo como principal característica inovadora a de entregar aos usuários dados estruturados relativos às decisões emanadas por esta Corte, a ferramenta proposta facilitará a pesquisa dos julgados da Casa, colaborando para a unificação de entendimentos e direcionamento dos Relatórios da Fiscalização”, declarou Rafael Félix, responsável pela Diretoria de Coordenação Estratégica (DCE) do TCESP.

Integraram a equipe vencedora na categoria ‘Planejamento, Fluxos e Comunicação, Hellon Ramalhete Orgino, Alefiana Rodrigues do Nascimento e Saulo Augusto Turbiani Machado, do Departamento de Fiscalização (DF-03); Allyson Bruno Dias de Freitas, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e Bruno Mitsuo Nagata, assessor do gabinete do Conselheiro Dimas Ramalho.

Na terça-feira (9/4), a equipe vencedora se reuniu com a Coordenadora do Comitê Estratégico Institucional, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, e com o Chefe de Gabinete da Presidência, Sérgio Ciquera Rossi, para alinhar o desenvolvimento do projeto e o cronograma de implantação.

Participaram da reunião Diretores, chefes-técnicos e servidores dos setores envolvidos: Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSFs), Diretoria de Coordenação Estratégica (DCE), Diretoria de Comunicação Social (DCS) e Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP).