10/04/2024 – SÃO PAULO – Em comemoração aos 100 anos da instituição e em reconhecimento ao mérito, à colaboração e aos relevantes serviços prestados, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, nesta quarta-feira (10/4), às 9h30, no Auditório Nobre, solenidade de Outorga do Colar do Centenário.

Na ocasião, os membros do Colegiado – Conselheiros e Conselheiros Eméritos – foram homenageados. Receberam a honraria os Conselheiros Renato Martins Costa, Antonio Roque Citadini, Cristiana de Castro Moraes, Robson Marinho, Dimas Ramalho, Sidney Beraldo e Marco Aurélio Bertaiolli, e os Conselheiros Eméritos Fulvio Julião Biazzi, Cláudio Alvarenga e Edgard Camargo Rodrigues.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa, que falou sobre a concepção da Medalha do Centenário e a importância da comenda no ano que celebra os 100 anos de instituição da Corte de Contas no território paulista.

“Entendemos como pertinente a criação de uma comenda para marcar como registro permanente o nosso Centenário. Essa outorga é limitada a 100 agraciados, para que esse recebimento ganhe a dimensão, a importância e a relevância que a ocasião impõe”, afirmou.

Renato Martins Costa também comentou sobre a homenagem ao Colegiado durante a solenidade. “Sendo assim, nada mais adequado que começarmos por aqueles que têm a efetiva responsabilidade de conduzir o destino deste Tribunal, bem como aos que já exerceram essas mesmas responsabilidades e estão aqui entre nós com saúde e disposição”.

A solenidade contou com a presença da Procuradora-Geral do Ministério Púbico de Contas junto ao TCESP, Letícia Formoso Delsin Feres; do Procurador da Fazenda do Estado, João Carlos Pietropaolo e do Coordenador do Corpo de Auditores, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, representando os Auditores Substitutos de Conselheiros.

Em nome do TCE, o Conselheiro-Decano Antonio Roque Citadini destacou a atuação dos condecorados, sobretudo, junto à sociedade paulista, e discorreu sobre a importância do reconhecimento pelos serviços prestados.

. Colar do Centenário

Criado pela Resolução n.º 13/2023, o Colar do Centenário foi instituído em face do transcurso do 100º aniversário de instalação e de efetivo funcionamento do TCESP, datado de 6 de maio de 1924. Ao longo do ano, serão conferidos 100 exemplares da outorga.

Concebida pelo Procurador aposentado Wallace de Oliveira Guirelli, a condecoração é concedida, por indicação do Colegiado, às pessoas naturais ou jurídicas que tenham colaborado para o aperfeiçoamento das atividades do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo ao longo de sua existência.

Compõem o conjunto da homenagem – além do Colar e Medalhão do Centenário -, miniatura, roseta e diploma assinado pelo Presidente do TCESP, com registro em livro próprio. A condecoração homenageia o Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís Pereira de Sousa, que, por meio da Lei n° 1961, de 29 de dezembro de 1923, organizou o Tribunal de Contas e nomeou os primeiros cinco Ministros do órgão.

Acesse a galeria de fotos

Assista ao vídeo completo da Sessão