15/04/13 – MOGI GUAÇU – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), inaugurou nesta segunda-feira (15/4), às 12h00, em Mogi Guaçu, a décima nona Unidade Regional no Estado de São Paulo. A solenidade contou com a presença do Presidente do TCE paulista, Conselheiro Antonio Roque Citadini, e reuniu lideranças políticas - prefeitos, vereadores e gestores – de toda a região.

Participaram da cerimônia de inauguração, representando todos os Chefes de Executivo da região, o Prefeito Municipal de Mogi Guaçu, Walter Caveanha; o Presidente da Câmara Municipal, Thomaz de Oliveira Caveanha. Representaram o Tribunal de Contas, o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Auditor Josué Romero; Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola; e o Diretor da Unidade Regional de Mogi Guaçu, Vanderlei Marçola.

A unidade terá como competência fiscalizar 26 municípios da região: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Caconde, Cosmópolis, Divinolândia, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Itobi, Lindóia, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Serra Negra, Socorro, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
Em sua fala o Prefeito Municipal, Walter Caveanha, destacou a importância da instalação de uma unidade regional da Corte de Contas paulista no município. Ele enalteceu o papel do TCESP na orientação dos administradores e saudou o Conselheiro Roque Citadini, que completou em 2013, 25 anos de posse no Tribunal de Contas paulista.

Ao utilizar a palavra, o Presidente do TCE, Conselheiro Roque Citadini, destacou o caráter e papel orientador da instituição, através dos agentes de fiscalização, e que se propaga, principalmente, através das Unidades Regionais. Ele disse que essa aproximação ‘face a face’ do Tribunal de Contas com os jurisdicionados tem sido constante e que ajuda em muito o trabalho da auditoria e dos Conselheiros em interpretar as realidades regionais e as carências e dificuldades dos municípios.

Roque Citadini falou que o Tribunal de Contas está em contato permanente com todos os municípios paulistas, seja através de palestras, cursos, ou do Ciclo de Debates, que em 2013, terá 40 edições que percorrerão todas as unidades e regiões do Estado. O Presidente também destacou a importância dos gestores e população acompanharem os alertas e notificações emitidos pelo Tribunal de Contas, sobre cumprimento da legislação, prestações de contas, indícios de irregularidades na gestão orçamentária, comunicados sobre a jurisprudência, entre outros.

Após as falas de abertura, o hasteamento da bandeira e descerramento da placa, foi cortada a fita inaugural e os presentes puderam conhecer as instalações da UR-19, que já começou suas atividades logo após a solenidade. A nova unidade fica situada na Rua Catanduva, 145, no bairro do Jardim Planalto Verde, em Mogi Guaçu, local de fácil acesso para os jurisdicionados e população. Os telefones para contatos e informações são (19) 3818-8832, 3818-8833 e 3818-8834.